Valle de la Muerte – Deserto do Atacama

Como dito no post anterior, logo no primeiro dia fizemos esse passeio. Quando deu 16hrs, já estávamos com os pés na areia do deserto.. Aeeeee!

Nós não contratamos esse passeio com empresa, fizemos por conta própria. Se você, assim como nós, também quer fazer isso, tem que ter atenção a algumas coisas. Por exemplo: geralmente as empresas realizam esse tour que horas? Por quanto tempo? Começam por onde?

IMG_4138-001

O Valle de la Muerte fica na Cordillera de la Sal (aqueeela que paramos no mirante da estrada para tirar fotos). Fica aproximadamente 4 km de San Pedro de Atacama, pertinho não?!

Lógico, se vc está por conta própria, provavelmente é pq gosta de fazer as coisas no seu ritmo e do seu jeito. Mas pra isso, tem que saber  o mínimo para realizar o tour. Eu vi, que a maioria dos tours, iniciavam 16h… 16h30 min. Pouco antes das 16 hrs, já estávamos no Valle da Muerte. Passamos pela entrada e fomos até certo ponto (6km) onde poderíamos deixar o carro. Nesse ponto, é possível praticar sandboard na areia! Tinha uma galera capotando lá kkkkkkkk

IMG_4139-001

Olha esse sal! lindo demais.

IMG_4140-001IMG_4141-001

IMG_4142-001

Momento de estacionar o carro e seguir caminhando!

Foi aí que a saga começou. Estacionamos e começamos andar. Demorou alguns minutos e deu inicio a uma ventania, mas uma ventania que eu jurava que ia sair voando pelo deserto. Sim, levei uma surra de areia! Sem contar o calorããão que fazia aquele dia… meu pai.

IMG_4144-001IMG_4145-001

Apresento-lhes uma Apacheta! É muito comum encontrar várias em San Pedro. Mas, o que significam?  Uns dizem que significa que ali tem água, outros dizem que ali tem alimento ou que estão no caminho certo para encontrar alimento. Outros já dizem ser santuários para proteger o local (essa versão é a mais “forte”).

IMG_4146-001

Apacheta.

 

IMG_4147-001

Quando pensávamos: “agora o passeio vai render”, vinha outra rajada de vento junto com uma tonelada de areia. Ainda bem que estávamos com calça e tênis, pq senão a situação ia ter ficado critica. Como estávamos com muiiito calor, tiramos o casaco e deixamos no carro e seguimos com a camiseta… meu amigo, a areia parece que virou bicho naquela ventania, dava a impressão que mordia a  gente kkkkkkkkkk. Apenas uma dica: respeite o deserto! HAHAHA. Quando chegamos no hostel, vimos que realmente levamos uma surra. Tinha tanta areia dentro do tênis, nos bolsos da calça, no ouvido, no nariz, no olho… e no meu cabelo? Ficou uma bost#. Não sei se tinha mais nós ou areia kkkkkk

DCIM100GOPROG0430602.

Nesse momento, Rodrigo e eu, até brincamos dizendo que provavelmente teria um Mapuche no alto do morro rindo da nossa cara. KKKKKK

DCIM100GOPROG0430605.

Socorroooooo!!! SOCORRO!!!

 

Passada a dificuldade para conseguir passar por essa ventania e redemoinho de areia, seguimos nossa caminhada. Ah! Dizem que esse passeio é ótimo para ambientação da altitude, pode até ser, mas pra mim, é o mais cansativo. É areia fofa e em subida, daí vc já tira o drama!!

DCIM100GOPROG0410576.

DCIM100GOPROG0410579.

DCIM100GOPROG0440612.

Para ter a visão por cima do Valle de la Muerte, tem que subir num paredão de pedras. Mas a vista que se tem lá de cima é L-I-N-D-A!

IMG_4160-001

IMG_4153-001

IMG_4148-001

IMG_4154-001

IMG_4155-001

DCIM100GOPROG0450632.

Mas… o pq o parque se chama Valle de la Muerte? Seria no caso, Vale da Morte! Mas… a origem do nome é um pouco controversa. A primeira origem é de que ocorreu uma má tradução/interpretação pelos nativos quando o  padre Gustavo Le Paige (tem até rua com o nome dele) viu o vale. Ele “batizou” o lugar como Vale de Marte, em razão da sua semelhança com o planeta de Marte.. maaaas, por causa da forte pronúncia francesa, marte virou morte!  A segunda origem é de que como o vale é  areoso e seco, logo, sem vida. A origem é um verdadeiro mistério, mas… as duas versões fazem sentido, não acham?

Adorei fazer esse e os demais passeios por conta própria. Fomos e voltamos no horário que queríamos. Tinha quase ninguém no valle de la  muerte, isso rendeu ótimas fotos e poder admirar aquela paisagem em paz é fantástico.

IMG_4165-001

A plantinha tava se-qui-nha! :O

IMG_4164-001

Olha lá do outro lado, tem apachetas. 🙂

Informações úteis:

  • O Donativo do valle da muerte custou 3000 pesos por pessoa.
  • É importantíssimo que você leve água! Nas guaritas tem sanitários, então pode beber água.
  • Use roupas e calçados confortáveis, afinal… você irá fazer uma boa caminhada.
  • Se quiser, bonés e chapéus serão bem vindos, o sol é bem fote!
  • Passe protetor/bloqueador solar. Vai por mim, o deserto não é mãe mas bate! kkkkkk

Quando estávamos indo embora, ou melhor, para o Valle de la Luna, vimos uma família fazendo um passeio à cavalo! Achei muiiito legal, mas não consegui saber informações sobre essa atividade. Mas quem for, vale a pena dar uma conferida de como funciona.

IMG_4167-001

Depois de um bom tempo no valle de la muerte fomos em direção ao valle dela luna. Mas isso será assunto para um próximo post (terça-feira)

Bom, foi isso.

Ótima semana

10 comments to Valle de la Muerte – Deserto do Atacama

Deixe uma resposta