Valle de la Luna – Deserto do Atacama

Continuando os posts sobre os passeios que fizemos em San Pedro de atacama. Como disse no post anterior, depois de um tempo no valle da muerte fomos em direção ao valle da lua. Aqui, ficamos em dúvida se iríamos primeiro na piedra do coyote ou se iríamos para o valle mesmo. Optamos em ir para o valle mesmo e outro dia ir na piedra.

Preste atenção no aviso!!!

O Valle de la Luna é composto por cinco atrações: as três marias, a caverna de sal, a grande duna, a pedra do coyote e a duna de onde é possível ver o pôr do sol. Antigamente era possível caminhar por um caminho que havia nessa na grande duna/cratera, agora não mais… Em razão disso, nem paramos para ir lá. Dizem que o pôr do sol nessa duna era simplesmente fantástico!!!

O Parque está a uns 16km de San Pedro de Atacama e também faz parte da Cordillera de La Sal. O Guia Criativo do Viajante Independente dá a melhor definição do Valle de La Luna: “O Valle é uma extensão de terra e areia avermelhada com formações rochosas singulares. Parte do solo é coberta de sal branco, o que dá a impressão de se estar em um ambiente extraterrestre“. Só uma observação sobre esse Guia: quem tiver a oportunidade, compre! Ele tem histórias sobre o país a ser visitado, várias dicas de alimentação, hospedagem, passeios, enfim.. é um verdadeiro guia.

No guichêzinho onde compra-se as entradas, tem banheiros e uma “sala” com ótimas imagens que explicam a história do valle. Recomendo muito que faça um pitstop nessa salinha. Enquanto Rodrigo comprava as entradas, eu fiquei lendo e vendos as fotos. Tem também algumas pedras bem interessante.

valle de la luna passeio deserto do atacama

Tem uma galeria com várias imagens.

Fomos primeiro nas três marias. São três esculturas de sal , moldadas pelo vento, com um tamanho médio. Confesso que achei que eram maiores, mas são bonitas da mesma forma. Aqui há um estacionamento bem em frente e o caminho para andar é ótimo (não é areia fofa).

Eu e as Três Marias 😀

valle de la luna passeio deserto do atacama

Mas… pq será que o parque é chamado de Valle de la Luna? Aqui é o óbvio, diferente do valle de la muerte, aqui é pq o parque parece solo lunar!

lembrando que é sal!

Creio que posso fazer uma observação: você NÃO precisa de botas especiais para andar aqui e nem em outro passeio no Atacama! O único que eu acredito que necessite é a subida no vulcão, agora os demais… para tá! Um tênis que seja confortável para você tá ótimo. Tem gente que enlouquece nas informações repassadas…

valle de la luna passeio deserto do atacama

Olha só a COR do tênis da menina. Era marrom…

Voltamos para ir as dunas onde era possível ver o pôr do sol. O caminho é de areia fofa, porééém, tem algumas pedras onde torna o caminho mais fácil (oh! Glórias).

caminho com areia e rochas 😀

valle de la luna passeio deserto do atacama

Coisas que a GoPro grava.. kkkkkk

Tá vendo a o caminho? pois é, a areia é fofinha.. isso cansa.

Assim que chegamos já arrumamos um local “confortável” para sentar e aguardar o pôr do sol!

valle de la luna passeio deserto do atacama

A galera equilibrando. Tem que ter atenção.

Ah esse pôr do sol…

Gente! É um momento fantástico e único. Sério, na medida que o sol vai se pondo, várias coisas começam acontecer. O vulcão licancabur e os demais vulcões ficam em tons rosados/laranjados, a lua surge maravilhosamente e o conjunto… ahhh meu amigo, você TEM que ir pra ver. E se você for, por favor, fique o máximo que puder. Vi muita, mas muita gente (maioria), indo embora logo que o pôr do sol começou. Não, jovem!!! Fique até o final. O Parque fecha as 19hrs e até esse horário o sol nos proporciona um verdadeiro espetáculo. É lindo! Entendo que se estiver por agência, terá que ir embora, mas então será que não vale a pena fazer esse passeio por conta própria?

valle de la luna passeio deserto do atacama

Me APAIXONEI por essa foto! Creio que merece um quadro!

valle de la luna passeio deserto do atacamavalle de la luna passeio deserto do atacamavalle de la luna passeio deserto do atacama

Eu agradeço novamente a Cláudia do “Felipe, o pequeno viajante”. Ela tirou todas as minhas dúvidas, me deu várias dicas e posso dizer que foi um anjo. Você contribuiu (e muito) para o sucesso da nossa viagem, viu?! Muito Obrigadaaaa!!!

in love por esse lugar

Se vc é friorento, leve um casaquinho. Na medida que o sol vai se pondo, a temperatura vai caindo.

É nessa hora que vc tem que mudar a direção do seu olhar. O espetáculo agora é no paredão de vulcões.

Como fomos praticamente expulsos do parque e o dia tinha sido bem puxado – saímos às 7hrs de Santiago – chegamos 9hrs em Calama – pegamos uma estrada até atacama – almoçamos – fomos pro hostel – passeio no valle de la muerte e por fim, – passeio no valle de la luna – a única coisa que desejávamos era: COOMER! Jantamos em frente ao pavilhão de artesanato de Atacama, os famosos comedores. Depois farei post sobre o que comemos em Santiago e em San Pedro de Atacama.

Adorei o passeio, recomendo muiiito que façam… vale cada centavo, cada suor kkkk

Informações úteis:

• A entrada do parque custou 3000 pesos por pessoa.
  • É importantíssimo que você leve água! Nas guaritas tem sanitários, então pode beber água.
  • Use roupas confortáveis, afinal… você irá fazer uma boa caminhada.
  • Passe protetor/bloqueador solar. Vai por mim, o deserto não é mãe mas bate! kkkkk
  • Leve um casaquinho, caso vc seja friorento. Na medida que o sol vai se pondo, a temperatura vai caindo.
  • Leve um colírio/lágrima artificial. É tanta areia.. é tanta secura que seus olhos irão agradecer. Nós levamos e foi um alívio!
  • Tem gente que leva sorine também (aquele negócio de espirrar no nariz). Nós não vimos a necessidade, mas se quiser levar, creio  que é bem vindo!

Agora, overdose de fotos do pôr do sol: 😀