Turismo na Usina Hidrelétrica de Itaipu

Um dos passeios que planejamos fazer em Foz do Iguaçu foi visitar a Itaipu Binacional. Existem várias opções de passeios e que podem ser comprados antecipadamente pelo site (inclusive, recomendo a compra antecipada).  São oito atrações oferecidas ao turista, são elas: visita panorâmica, circuito especial, iluminação da barragem, refúgio biológico, ecomuseu, polo astronômico, test drive em veiculo elétrico e porto kattamaram. Optamos por fazer o circuito especial. Clique AQUI para ter mais informações e até mesmo comprar ingressos.

O dia que resolvemos ir à Itaipu, simplesmente choveu. êÊê… que beleza!!! Mas bora lá, né?!  Já estava conformada com a chuva, só desejava que quando fossemos descer do bus, a chuva desse uma trégua… afinal, ninguém merece ficar ensopado o dia todo. Fomos ao terminal urbano para pegarmos um ônibus até a Itaipu. A linha pra quem vai utilizar o transporte público é a Conjunto C Norte” ou “Conjunto C Sul”.

Chegamos na parada em frente a Itaipu… e a chuva? Havia dado uma trégua (uhuuuuul \o/).

Atravessamos a rua e já estávamos no Centro de Recepção de Visitantes da Itaipu . Validamos nosso ticket e aguardamos o horário do nosso passeio. Lá tem loja para quem quiser comprar alguma lembrancinha, café para lanches e espaço confortável de espera. Ah, antes do auditório, tem uma galeria com várias imagens… maquetes… bem legal. Vale a pena dar uma paradinha para olhar.

IMG_2145

IMG_2148

A primeira parada do passeio é a vista do vertedouro. Como estava chovendo (na verdade, não estava mais), o nosso guia não permitiu a descida para fotos (#chateada). O vertedouro só entra em funcionamento quando o nível de água tá muito grande, em razão disso, faz-se necessário “descartar” a água sem transforma-la em energia.

 IMG_2155

IMG_2156

A próxima parada é o Mirante exterior, onde é possível visualizar o exterior das turbinas e toda a água que já foi utilizada para gerar energia.

Em seguida, vamos a parte superior da Usina. O ângulo agora é outra, as turbinas que antes vimos de longe, agora olhamos de cima. É possível ver a represa do Rio com água que ainda não foi utilizada para gerar energia. Uma curiosidade bem interessante: toooooda aquela água que as Cataratas do Iguaçu têm, movimenta apenas duas turbinas da Itaipu!

Depois da visita à parte superior, seguimos viagem para adentrarmos na Usina de Itaipu. Lá no primeiro mirante, não se tinha muita a noção do tamanho das turbinas. Depois que avistamos de cima, já era possível dizer: é… é grande. Mas agora, do ladinho dela o discurso é outro: é muuuuuito grande!

IMG_2180

Daqui em diante, o passeio tem que ser feito, por medida de segurança, com capacetes.

IMG_2182

IMG_2189

Bem no inicio do passeio, o guia utiliza um quadro para explicar melhor o funcionamento da Usina. Resumindo: a 200m de profundidade, á agua passa pela comporta e desce a turbina com tanta força que faz com que o gerador produza energia. Depois que a água cumpriu seu dever de gerar energia, ela é descartada, ou melhor, devolvida a 400m de profundidade. Muiito interessante a explicação.

 IMG_2190

Depois fomos a Sala de Despacho de energia. Nesse ambiente existem dois responsáveis: um brasileiro e um paraguaio.  Eles são encarregados de monitorar toda a energia produzida e quanto cada País esta consumindo.

 IMG_2195

Seguimos em direção aos elevadores. Nossa próxima parada era a estação galeria. Esse local tem quase 1 km de de comprimento. Esses circulos vermelhos no chão, indicam o local onde tem gerador. A sala de controle correspondente a cada gerador, fica bem próxima.

 IMG_2201

IMG_2203

Finalmente descemos onde as turbinas estão a todo vapor.  Cada uma gera 700 megawatts de energia… é muita coisa, né?! Nessa área tem um barulho alto, em razão das turbinas que estão em funcionamento. E ah, é bem quente também.

 IMG_2208

IMG_2209

Eu adoreeeeei o passeio. Recomendo que façam esse turismo pela Usina Hidrelétrica de Itaipu. É a maior geradora de energia do MUNDO, é uma obra espetacular, é uma das maravilhas do mundo contemporâneo… sem contar que é um dos cartões postais do nosso País. Vale sim o passeio.

IMG_2199

E ah, só uma observação: não vá se iludindo que vai chegar lá e o vertedouro estará aberto com toda aquela água caindo. Pode acontecer, mas não é comum… na verdade é raro. Isso só ocorre quando a vazão do Rio tá muito grande. Digo isso pq já vi gente falando mal da visita à Itaipu. Dizendo que foi “enganado”, que não tem aquela água toda que viu nos cartões postais. Segue, abaixo, a tal água caindo que estou falando kkkkkkk

hidreletrica-itaipu-binacional

Bem, é isso. Espero que quem for à Foz do Iguaçu, realize esse passeio.

Veja no mapa abaixo, a localização dos pontos turísticos de Foz do Iguaçu e região:

9 comments to Turismo na Usina Hidrelétrica de Itaipu

  • Pamm

    Esse lugar é incrível né?

    Reply
  • Damas e Meninas

    Lugar incrível….vocês ficaram tão pequenininhos ….kkkk…o lugar deve ser gigannnte mesmo….Amei o post!!!Beijinhos

    Reply
    • Bruna Samuara

      Kkkkkkk verdade. O sentimento que somos insignificantes é normal la kkkkkk beiijoss

      Reply
  • vileite

    Lindo lugar !

    Reply
    • Bruna Samuara

      Lindo mesmo. Caso nao conheça, vale a pena. Beijos

      Reply
      • vileite

        Realmente , não conheço.
        Bjs.

        Reply
  • Lulu Freitas

    Adorei o post principalmente porque não consegui ir quando estive em Foz. Greve!

    Reply
    • Bruna Samuara

      Lamento…
      A usina é linda… É tudo muito grande.
      Mas, espero q um dia vc vá e esteja funcionando. E ah!!! P recompensar a grevee, q vc pegue as comportas abertas!!! É sensacional.

      Reply

Deixe uma resposta