Tour da uva e vinho

Esse era um dos passeios que mais queríamos fazer. Pode ser realizado apenas por van OU com um passeio de Maria Fumaça e show italiano inclusos. Optamos pela segunda opção.

Ainda em Brasília, pesquisei várias empresas que realizavam o passeio. A empresa mais em conta que encontrei foi a San Clemente. Na região dos vinhedos, existem diversas vinícolas que estão inclusas nos tours. A questão é: a empresa que você contratou, visita a vinícola que você deseja? Para muitos o que importa é o passeio, independente de qual vinícola irá visitar.  Nós queríamos conhecer a vinícola Garibaldi e a vinícola Miolo, porém, todos os tours que tinham a Miolo inclusa ficavam bem mais caros. Fomos para Gramado com uma coisa em mente: não iríamos na Miolo.

Pois bem, a primeira coisa que fizemos quando chegamos em Gramado foi ir à San Clemente fechar o tour. Chegando lá: surpreeesa! Agora as vinícolas que eles trabalhavam eram a Garibaldi e Miolo… Eeeeeeee. E o melhor: preço bem mais em conta em relação as outras operadoras. Ficou R$ 185,00 o tour, com o passeio de maria fumaça e almoço na cantina italiana.

O único ponto negativo desse passeio é que tem que acordar cedo: 07h30min o micro está passando no hotel. Obs: já adianto que por mais cedo que chegue no seu hotel, será no mínimo umas 19hrs.

Então, bora falar do passseiooo! Embarcamos no micro-ônibus e seguimos em direção à Nova Petrópolis para conhecer a Via Malhas. É um pequeno shopping onde vende diversos modelos de roupas e acessórios de inverno/verão. Tem gente que sai com várias sacolas de lá… eu não vi nenhuma vantagem. Achei tudo muito caro. A parada dura em média uns 20min.

IMG_2966

De lá, seguimos rumo à Garibaldi. O caminho tem uma paisagem muito linda… fiquei mais apaixonada pelo Sul do nosso País. Esse é o trajeto mais demorado, quase 2 hrs para chegarmos…. mas vale a pena!

Desembarcamos no showroom da Vinícola Garibaldi, bem organizado e com atendentes bem simpáticas. Lá fomos guiados até uma sala para apresentação de vinhos e espumantes premiados e degustação dos mesmos. Huuuummmm, delícia! Ao final, uma moça fez um “show”: abrir uma espumante com espada. Rápido, porém interessante! Ficamos um pouco decepcionados ao perceber que ali era apenas uma loja e não uma vinícola. Mas nos foi esclarecido que na verdade a Garibaldi não tem uma vinícola aberta ao público, uma vez que ela recebe as uvas de pequenos produtores da região.

IMG_2971

Vale muito a pena comprar vinhos e espumantes na Garibaldi. Transporta-los é um pouco ruim, mas vale a pena pelo valor.

Fim da visita, seguimos para a Miolo. Ela fica retirada do Centro, fica numa região montanhosa e cercada de parreirais… bem lindo. Aqui, o guia contou histórias da formação da vinícola e como ela está hoje no mercado… interessante. Levou-nos para conhecer as instalações antigas e recentes de armazenamento dos vinhos e espumantes. Fiquei encantada por essa vinícola!!!

IMG_3000

Famoso lote 43 da Miolo.

Famoso lote 43 da Miolo.

Ele nos levou até a sala de degustação para nos ensinar a degustar e conhecer os vinhos e espumantes. Simplesmente: show!!! Deu dicas de como combinar o vinho com carnes, temperaturas… enfim, muito bom.

IMG_3003

Fim do passeio, vamos almoçar?! Para ter ideia, era meados do meio dia e já tínhamos conhecido a Via Malhas, Garibaldi e estávamos saindo da Miolo! Prepare as pernas para andar kkkkkkkkkk

Chegamos na Cantina Italiana Del Filippi e logo na primeira garfada foi possível concluir que a culinária era muito saborosa. Oh! Céus… Pensa numa pessoa que comeu!!! Tinha também sobremesas inclusas… oh pudim delicioso! Kkkkkkkkkk

IMG_3017

Bucho cheio, bora pra estação de trem embarcar na Maria Fumaça!! 😀

Logo na entrada é entregue uma tacinha para degustarmos os vinhos e espumantes. Sim, tá tudo incluso! Ao longo da estação tem muita música e várias meninas servindo as bebidas. Os assentos do trem são marcados, isso evita o corre-corre ao embarcar/desembarcar nas estações.

IMG_3037

O passeio é regado com músicas italianas, dança e apresentações. Para quem nunca fez, vale a pena. Lembrando que as degustações só ocorrem nas estações de trem.

IMG_3025

IMG_3031

O tour com o trem passa pelas cidades de Bento Gonçalves, Garibaldi e Carlos Barbosa. Nesta última cidade, conhecemos o show room da Tramontina. Genteeeee!!! O que é aquillo? tá, tem coisas lindas.. mas e o valor??? Carrrriiiisssiiimo. Sai em estado de choque. Nem nas lojas mais caras aqui de Brasília, tem coisa daquele preço.

Para terminar o passeio, fomos guiados até a Cantina Fetina Di Formaio. Fica em frente a Tramontina. A cantina é uma queijaria, onde é feito demonstração dos queijos e degustação. Pra quem gosta de queijo, tem várias opções bem saborosas.

IMG_3038

Como disse: para quem nunca fez o passeio, vale a pena fazer. E ah! Vale a pena fazer com direito a Maria Fumaça. Se é pra fazer, faz direito. Agora, se eu faria novamente o tour? Até faria, mas não de Mª fumaça e iria em outras vinícolas.

Veja no mapa abaixo, a localização dos pontos turísticos de Gramado e região:

Boa semana a todos.

2 comments to Tour da uva e vinho

Deixe uma resposta