Reserva do Abade – Pirenópolis

Vamos falar sobre a Reserva do Abade? Vamooos!!! Mas antes, pra quem não conhece, breves informações sobre Pirenópolis: Situa-se no estado de Goiás e os aeroportos mais próximos são os de Brasília ou Goiânia (150 km de Brasília  e 130km de Goiânia).
Pirenópolis é uma cidade super charmosa e histórica. Em Piri ocorrem vários festivais bem famosos, como a Festa do Divino, Vacalhada, Canto da Primavera e Festival Gastronômico. Nela constam mais de 80 cachoeiras. Vale a pena reunir os amigos e desbravar essa cidadezinha linda. Sem contar que a culinária goiana é uma delícia. Aoooooooo Goiás!!!

O nosso cronograma do dia era:  sair da Pousada pela manhã, próximo das 10 hrs, tirar foto no Pórtico de Piri, depois seguir em direção a Reserva do Abade e deeeeepois iríamos fazer um tour pela cidade.

Como ficamos hospedados fora do Centro histórico, passamos primeiro pelo pórtico para registrar aquela foto e pegar um guia da cidade.

DCIM102GOPROG1902678.

A Reserva fica a 16 km da cidade, sendo que 11 km são de estrada de terra. Vou postar a foto da estrada pra vocês conhecerem.

DCIM102GOPROGOPR2843.

A estrada é bem “arenosa”.

Aqui vale uma dica: cuidado ao dirigir nesse trecho. A estrada é fofa, e se não for com cuidado, poderá trazer sérios prejuízos. Na volta pra Piri, como é cheio de descidas e curvas, o carro pega um embalo que se não tiver atenção vc poderá cair numa baita panela. Então, dirija com calma e muita atenção!

A reserva conta com duas trilhas: a primeira de 400m e outra de 2.5km. No dia que fomos, a entrada de ambas as trilhas estavam iguais, ou seja: R$ 30,00 por pessoa.

Qual a diferença da Trilha 1 para a Trilha 2?

• Trilha 1: caminho de 400 metros. Dá acesso a principal cachoeira da Reserva, a Cachoeira do Abade! Por essa trilha, tem um mirante do vale.
  • Trilha 2: caminho de 2,5 km. Já essa aqui, dá acesso a quatro cachoeiras: do landi, do cânion, poço do sossego e do abade. Aqui o caminho é misto: parte em calçamento e parte em pedras. Também dá acesso a Ponte da Tremedeira que fica suspensa sobre o vale (50m de extensão) e ao mirante do Bugio.

Tem restaurante que funciona diariamente das 12hrs às 15:30hrs (exceto terça-feira). Tem uma lanchonete onde é possível comprar salgadinhos, refrigerantes, águas, cervejas e picolés. Tem também algumas frutas secas e lembrancinhas à venda. Possui vestiário feminino e masculino banheiro e chuveiro.

DCIM102GOPROGOPR2687.DCIM102GOPROGOPR2686.

Pronto! Feita a apresentação da reserva, bora ao que interessa: tava um sol tão ardido, que parecia que ele sugava nossa energia kkkkkkk (super dramática)

Fizemos a trilha de 400 metros até a cachoeira do abade. Depois andamos um pedaço até a ponte da tremedeira e voltamos. Estava muito calor no dia… sem condições de fazer a trilha de 2,5km L

DCIM102GOPROG1922694.DCIM102GOPROG1922697.

DCIM102GOPROG1922715.

Mirante

DCIM102GOPROG1922706.

O caminho é super tranquilo, com placas informativas e uma natureza espetacular. Transmite uma paz surreal. É possível fazer a trilha com crianças.

Chegamos na cachoeira, deixamos nossos pertences numa pedra e fomos babando pra dar um tchibum. Gente, minha gente, oh minha geeeeente… que água GELADA! Fomos em agosto, então isso contribuiu muito na temperatura da água. Mas estava muito gelada. A imersão foi aos poucos e demorou horas para ocorrer totalmente kkkkkkk

DCIM102GOPROG1942732.

DCIM102GOPROG1942733.

ATENÇÃO as advertências!

DCIM102GOPROG2002783.

É um local bem legal para levar a família, amigos e a criançada. Depois de um tempo em que estávamos lá, chegaram duas famílias com um monte de crianças. Peeeensa na farra que eles fizeram!!!

DCIM102GOPROG1982764.

Olhem a criançada aproveitando.

Depois de um tempo na cachoeira, resolvemos andar mais pela reserva. Foi aí que chegamos na Ponte Suspensa sobre o vale.. a tal ponte da tremedeira. Rapaz, o negócio é alto e o pior: balança! No mesmo momento em que eu e Rodrigo estávamos andando na ponte, veio um homem andando/correndo.. moooooço do céu, pra quê isso? A ponte balançou tooodinha! Sendo que tem uma placa informando: NÃO PULE na ponte. Paciência!!!

DCIM102GOPROGOPR2832.DCIM102GOPROG2022814.

DCIM102GOPROG2042830.

Eu + Ele + GoPro

DCIM102GOPROG2012799.DCIM102GOPROGOPR2810.

DCIM102GOPROG2012793.

Nossa impressão: A Reserva é muito boa, vale a pena conhecer.

Agora, overdose de fotos:

DCIM102GOPROG1952736.DCIM102GOPROG1962738.DCIM102GOPROG1972754.DCIM102GOPROG1992774.DCIM102GOPROG2002781.DCIM102GOPROGOPR2777.

DCIM102GOPROG1922712.DCIM102GOPROG2052833.

DCIM102GOPROG2052838.

Tem um mirante antes de chegar na Reserva.

Informações úteis:

• Entrada: R$ 30,00
  • Horário de funcionamento: Todos os dias das 9h às 16h
  • Leve protetor solar e repelente. O sol e os mosquitinhos no nosso cerrado não brincam não! Se vacilar vai levar uma surra kkkkkkkk
  • A Reserva tem ambiente legal para lanchar, logo, caso queira, leve lanches e bebidas. Mas não se esqueça de juntar o lixo! A preservação do nosso meio ambiente depende de TODOS nós. Se você tem força pra jogar no chão, tem força pra juntar numa sacolinha e jogar na lixeira!!!
  • Para mais informações: reservadoabade@outlook.com ou (62) 9870-9591

Obrigada pela visita.
Ótima semana a todos.
Beijo

Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

3 comments to Reserva do Abade – Pirenópolis

• vileite

Muito bom !

• luisaflorim

Que delícia esse passeio! Fiquei com vontade de conhecer!