O Rio de Janeiro continua lindo… pode acreditar!

Já vou adiantar que o assunto que irei abordar neste post, é a visão de uma turista a respeito de uma cidade.

Quase sempre, quando surge o assunto viagem em rodas de amigos/conhecidos, a cidade do Rio de Janeiro é citada. Não se pode negar que a cidade é lindíssima e isso chama muiiiito à atenção dos turistas. Mas em contrapartida a seguinte frase aparece: “O Rio de Janeiro é lindo, tenho muita vontade de conhecer… mas é muito violenta, tenho medo de ir”.

São várias situações que mancham o nome da cidade, dentre elas: a briga entre facções criminosas; grupos criminosos x polícia; imagens transmitidas pela tv à respeito dessa briga do crime, etc. Mas, tenho uma notícia ótima pra você: O RIO DE JANEIRO NÃO É SÓ ISSO!! O Rio não é o criminoso com um fuzil apontado para um inocente, o Rio não é o corpo do traficante morto na calçada, o Rio não é o policial corrupto atrás de propina!

Confesso que a linguagem parece um pouco pesada, mas na verdade ela é realista. A imagem que muita gente tem dessa cidade linda, hospitaleira, simpática e alto astral… está totalmente deturpada. Infelizmente somos surpreendidos diariamente com notícias lamentáveis do Rio de Janeiro (tráfico, drogas, arrastão, etc etc etc). Mas, como eu já disse: o Rio de Janeiro não é só isso.

Muita gente generaliza o que ocorre em uma parte da cidade e transfere essa imagem para a cidade TODA! Como por exemplo: Brasília. A Maioria da população brasileira liga a população de Brasília aos escândalos do Congresso Nacional! Odeio chegar em uma cidade e quando indagada onde moro (respondo : Brasília) algumas pessoas torcem o nariz ou até mesmo perguntam: Ahhh, tá mamando do governo, ou, tu rouba tbm?!?! Arrrgh!!! Não! Não mamo do governo e muito menos roubo! Então, do mesmo jeito que não gosto dessa generalização a respeito de Brasília, não concordo com a generalização a respeito do Rio de Janeiro.

Sim, confesso que quando fomos conhecer o Rio.. estava um pouco apreensiva a respeito da segurança. Não é possível… uma cidade recheada de turistas, que recebe gente do mundo todo, que faz com que cada pessoa que visite – ao menos uma vez – volte para casa apaixonada pelo seu povo… sua comida.. seu alto-astral, não é possível que seria esse terror todo que passa na tv!

Não deixamos essa apreensão tomar espaço ao ponto de não irmos realizar um sonho. Aí que ocorre o erro. Muitas pessoas tem vontade de conhecer a cidade, de ir ao Pão de Açúcar, de ir ao Cristo Redentor, de tomar um sol em Copacabana, de dar uma volta no Leblon, de jogar um fut-vôlei em Ipanema, de ir à noite na Lapa, de dar um rolê na Lagoa , enfim… de ir ao Rio de Janeiro, mas não vão!

Os dias que passamos lá, me senti muito bem! Em nenhum momento percebi que estava por ser assaltada ou coisa parecida. E ah! Sou bem atenta o que ocorre ao meu redor.. não fico comendo mosca não! Lógico que tem que ter cuidado em relação ao local e horário, mas isso não é algo específico do Rio de Janeiro. Qualquer lugar do Brasil que vc vá, tem que ter atenção.

No nosso último dia no Rio, já indo em direção ao aeroporto, conversamos com um taxista. Não me recordo pq, mas o assunto foi exatamente sobre essa visão deturpada que muita gente tem a respeito do Rio de Janeiro. Como ele disse: “essas situações violentas e trágicas ocorrem? Sim! Mas é no morro, na favela… e não é em todo o morro não. Infelizmente pelo Rio estar em evidência na mídia, qualquer coisa negativa que ocorre, já é noticiado.” Concordo com ele. Cria uma ilusão que só ocorre isso diariamente.

O que eu quero dizer é: Não deixe de conhecer essa cidade maravilhosa que se chama Rio de Janeiro. Vá com atenção e cuidado, assim como vc vai a todos os seus destinos. A zona do sul, onde fica a maior concentração de turistas, é muito tranquila. Tem uma significativa concentração de policiais e guardas… isso transmite mais segurança ainda.

O Rio de Janeiro continua lindo… pode acreditar!

IMG_1733

IMG_1623-001

IMG_1540-001

Veja no mapa abaixo, a localização dos pontos turísticos do Rio de Janeiro:

17 comments to O Rio de Janeiro continua lindo… pode acreditar!

  • Nair Santos

    Isso msm, nada de generalizar as cidades!!!Super apoiada 😊

    Reply
  • omiaudoleao

    Fui ao Rio quando era pequena e, naturalmente, nada recordo, nem ao olhar as fotos. Gostava de voltar e tentar refazer as fotos nas mesmas poses.:-)
    A visão q tenho de brasileira a viver uma década e meia fora do Brasil, e peço já desculpas se ofender alguém, mas há no Brasil uma mídia que só gosta de abordar aspectos negativos e as pessoas são levadas a cultivar está cultura do sangue. Lembro que na minha terra havia um jornal que se espremesse-o era capaz de sair sangue.
    Sim, acredito q o Rio deve continuar lindo.
    E, dou a dica para ver o vídeo recente do DJ belga Netsky, Rio.
    [ ] do Miau do Leão, Bélgica, flandres.

    Reply
    • Bruna Samuara

      Nossa… Ficaria muito legal se fizesse as mesmas poses de pequena!!!
      Concordo com que disse. Infelizmente está na cultura do sangue do brasileiro olhar apenas o negativo. Lamento muito isso… confesso que acho feio! Muitas pessoas acham que só o Brasil tem problemas. Me incomoda a mania que brasileiro tem de menosprezar o próprio país em relação a outros países.

      Reply
  • @pporaiafora

    Como carioca, me sinto no direito de agradecer por todos os detalhes citados no texto sobre a minha CIDADE MARAVILHOSA!

    Reply
    • Bruna Samuara

      Ohh.. Não precisa agradecer. Apenas fui sincera. Sua cidade realmente é maravilhosa!!!

      Reply
  • makesepaparicos

    Deus realmente desenhou o Rio. É maravilhoso. Usou protetor solar dona Bruna rsrsrs??? Tem resenha de um baratenho lá no blogs. Bjo

    Reply
    • Bruna Samuara

      Kkkkkkk useeeeei!! Vou lá conferir. Beijoo

      Reply
  • tripsandbits

    Olá Bruna! Me senti acarinhada com o seu post, por falar tão bem da minha cidade e em dizer que “O Rio de Janeiro não é só isso”, não é só violência, que existe em outras cidades também. Temos uma beleza única e vantajosa, que agrada a qualquer turista, mesmo aqueles que gostam do frio, podem ir para a região serrana e até os que gostam de calor, podendo ir para a costa verde, região dos lagos, ilhas e praias da zona sul. Gostei do seu ponto de vista como uma turista mente aberta. Parabéns pelo post, pelo blog e volte sempre!!!! 🙂

    Reply
    • Bruna Samuara

      Fico muito feliz com o retorno que esse post deu. Se Deus permitir, quero conhecer a região dos lagos e a região serrana. Amei conhecer sua cidade…. Ela é lindíssima!

      Reply
  • Thalia Rosa

    Adorei seu post!! Sempre quis conhecer o rio 💛 Se quiser da uma passadinha no meu blog. Beijão

    Reply
    • Bruna Samuara

      Thalia.. Obrigada pela visita .
      Pois então não deixe de conhecer. Você irá amar!!! É uma cidade encantadora e super alto astral. Beijo

      Reply
  • vileite

    Como carioca da “gema ” que sou , agradeço penhoradamente suas impressões lindas sobre a Cidade Maravilhosa de São Sebastião do Rio de Janeiro ! De fato o Rio ainda meio conturbado . porém, isso ocorre em várias cidades do país devido a não termos um governo sério e honesto .
    Há muita beleza , poesia e magia no Rio do Cristo redentor , ima das sete maravilhas do mundo moderno.

    Reply
    • Bruna Samuara

      Não há nada que agradecer, Virginia. Sua cidade é linda!!!

      Reply
      • vileite

        Mais uma vez , grata!

        Reply
  • […] O Rio de Janeiro continua lindo… pode acreditar!. […]

    Reply

Deixe uma resposta