Forte de Copacabana

Depois que fomos ao Bondinho do Pão de Açúcar, almoçamos uma feijoada bem caprichada no Pigalle. De lá, fomos direto ao Forte de Copacabana… fica bem pertinho.

À esquerda da entrada do forte, tem a bilheteria onde é comprado os tickets. Pagamos R$ 6,00 cada. Estudantes das redes pública e privada (com carteira de estudante ou boleto/declaração), idosos acima de 60 anos e professores das redes municipal, estadual e federal (com carteira de professor) pagam R$ 3,00. Já militares das Forças Armadas e dependentes, maiores de 80 anos, grupos agendados e menores de 10 anos são isentos de pagamento (gratuito). Ah! funciona de terça à domingo das 10h às 19h30.

Muita gente não sabe, mas existe a opção de fazer uma visita guiada (conhecida como visita mediada). De terça a domingo, das 10h e 13h, o museu oferece uma visita mediada por guias. As visitas são gratuitas e acontecem mediante agendamento pela internet (clique AQUI para agendar). Vale lembrar que o grupo tem que ter no mínimo 15 e no máximo 50 pessoas. Creio que deve ser interessante, uma vez que o guia vai contando fatos importantes da história ocorridos no espaço.

Lá no forte, tem a conhecidíssima confeitaria Colombo… que por sinal estava lotada! A vista no Forte de Copacabana é linda e como tem muitas árvores é bem fresquinho. Sem contar aquele barulho que as ondas do mar fazem… traz paz e tranquilidade para qualquer pessoa. Tem ainda a Loja de Souvenir Vitacura e o Café 18 do Forte.

Pois bem, ao longo das calçadas tem vários modelos de canhões que foram usados antigamente. Eu acho interessante, tanto que queria tirar fotos com todos kkkkkkk

Lá tem várias galerias que contam toda a história do Brasil, com vários objetos usados por Presidentes brasileiros… um verdadeiro museu.

Mais ao fundo do forte, tem o museu do exército. Ohhhh lugar quente! Tudo bem fechado, não tem uma brisa kkkkkk. São vários paióis com estojos de canhão de todo tamanho… quero nem imaginar o estrago que essas belezinhas devem fazer.

IMG_1769

Quadro de ferramentas.

Quadro de ferramentas.

Abaixo tem uma imagem ilustrativa de como é o circuito de visitação. É possível visualizar que tem muiiita coisa para visitar lá no Forte de Copacabana.

www.fortedecopacabana.com

www.fortedecopacabana.com

Confesso que achei o museu do exército bem mais interessante. Tem várias placas explicativas pregadas na parede. É possível ver ainda as câmaras de tiro, os dormitórios dos praças (cama com aspecto desconfortável), sala do general , sala do telégrafo, enfim… é bem grande lá dentro.

IMG_1777

O dia que fomos, uma parte do Forte de Copacabana estava fechado. Em razão disso, não conseguimos ir à Cúpula dos Canhões (#chateada).

IMG_1766

Minha opinião: A parte do museu e galerias, vale a pena ser visitado pelo menos uma vez. Agora, a parte externa onde tem a confeitaria, cúpula dos canhões e àquela vista linda para o mar, vale várias visitas. É um local muito aconchegante com uma vista maravilhosa de toda a orla de Copacabana.

2 comments to Forte de Copacabana

  • vileite

    Realmente vale a pena se visitar o Forte , porém, muitos carocas não tomam conhecimento desse importante e belo lugar. Obrigada por fazer propaganda gratuita dele.

    Reply
    • Bruna Samuara

      Que isso… Não há nada que agradecer.
      Beijooo

      Reply

Deixe uma resposta