Dicas sobre o metrô de Santiago do Chile

Você pode estar fazendo uma cara estranha ao ler esse título e pensando mil coisas. Uma dela é bem provável: “pra quê um post sobre o metrô?”. Sabe pra quê?? Pra você não se perder assim como eu e alguns moradores de Santiago. Kkkkkkk

Fiquei espantada com a estrutura que eles oferecem. O transporte é rápido, barato e passa por inúmeros locais da cidade.

Irei postar logo abaixo a imagem  com as 5 linhas que cruzam a cidade (1, 2, 4, 4A e 5). Grande né? Pois é, você sabia que Santiago é a cidade que tem o sistema mais moderno (depois da Cidade do México) de transporte metroviário da América Latina?? Sim, sim.. sim.

metro de santiago estações

O botão atenção deve ser acionado na seguinte situação: rota expressa! Vou explicar bem facilmente. A demanda de passageiros nos horários de pico estava tão grande, que muita gente ficava sem embarcar e o pior: apenas três estações já lotavam o trem todinho. O governo teve que agir rápido e criou a rota expressa.

A rota expressa funciona das 6h às 9h – de 12h às 15 – e – das 18h às 21h. Consiste em duas rotas: rota verde e rota vermelha. A parada do trem nas estações são alternadas (por exemplo: vermelha – verde – vermelha – verde e vermelha e etc etc etc). Algumas estações são chamadas de comum, significando que aquela estação passa a rota  verde e vermelha.

É possível identificar a rota que o trem irá seguir (vermelha ou verde), pelo letreiro do primeiro vagão e pela luz nas portas (vermelha ou verde).

Apenas a Linha 1  e 4A que não tem rota expressa!

Lá em cima, já disse que o motivo desse post é evitar que vc fique perdido assim como eu fiquei. Vou contar o ocorrido pra vocês:

“ Eu e Rodrigo fomos para a Vinícola Concha Y Toro de metrô. Como estávamos hospedados no Centro, embarcamos na estão Santa Lucía e seguimos em direção a estação Tobalaba.

Lá, trocamos de linha – da 1 fomos para 4 – e seguimos em direção a Plaza de Puente Alto. Descemos na estação Las Mercedes, pois assim indicava o site da vinícola. Até aqui tudo ia bem. Eu e Rodrigo até ficamos curiosos o pq de algumas estações estarem sinalizadas com bolinhas verdes, outras vermelhas e outras vermelhas e verdes…

Na volta, embarcamos na estação Plaza de Puente Alto, porééém, quando estávamos embarcando, a porta do trem fechou sozinha, sem nenhum tipo de sinalização e?? eu embarquei e Rodrigo ficou na estação! Ok, ok… ele disse: desce e me espera na Las Mercedes. Eu fiz sinal de joinha e segui viagem tranquilamente. Mas, quando desço na estação notei algo diferente: a estação não era Las Mercedes… era a Protectora de La infância. Epa!!! Pera aí… eu pesquei e não vi a estação passar? Calma… tem algo errado! Já sei!!! Vou embarcar novamente e descer na Las Mercedes (isso foi eu pensando). Passado alguns minutos, vem outro trem e ele passa direto! Quando aconteceu isso, a ficha caiu! Meeeeeeerd#, os trens estão alterando (isso foi eu pensando novamente). Estávamos sem celular, sem internet e eu sem dinheiro! E agora? Respirei e me acalmei. Comecei a pensar mil coisas até que a luz iluminada do Pai Todo Poderoso surgiu: vamos pedir para anunciarem no sistema de som, que eu estava na estação Protectora de La Infância e que era pro Rodrigo se manifestar onde ele estava (isso foi eu e meu cérebro pensando). Demorou um tempo até localizarmos o Rodrigo. Ele estava uma estação p frente (Hospital Sótero Del Río). Eu embarquei novamente e desci na estação dele, já que era uma rota comum (verde e vermelha). Resumindo: dificilmente iríamos nos encontrar, pois ele estava na rota vermelha e depois foi para uma comum e eu estava na rota verde! E ah, Essa brincadeirinha toda durou 2 horas. Fiquei tão feliiiz em vê-lo  me esperando na estação.. nhooww!  Tbm, depois dessa, não desgrudei nem p atravessar a rua KKKKKKKK.

Vou deixar aqui pra vocês, as rotas expressas do metrô de Santiago. Espero muiiito que ajudem vocês.

rota 2

LINHA 2 (LARANJA)

rota 4

LINHA 4 (AZUL)

rota 5

LINHA 5 (VERDE)

Já ia me esquecendo de uma coisa importantisssiiisssima! Os valores das tarjetas bip:

Apresentação1

IMG_4709

Tarjeta Bip.

Site do metrô: www.metrosantiago.cl

Bom, é isso.
Ótima semana a todos.
Beijo. 😀

3 comments to Dicas sobre o metrô de Santiago do Chile

  • Dayana

    Muito boas as suas dicas! Essa pegadinha da rota é meio chata mesmo. Mas, sinceramente, preferiria evitar esse horário, pois fica muito lotado.
    Fiz um post sobre o metrô de Santiago explicando sobre as tarjetas bip e dando dicas também sobre a operação bem aqui (http://wp.me/p7hV7E-18x).
    Beijinhos e vou continuar te acompanhando!

    Reply
    • Bruna Samuara

      Pois é ,Dayana…
      Mas… não tínhamos como evitar. Se notarmos bem.. boa parte do dia é de rota expressa kkkkkkk tempo em viagem vale ooouro! Kkkkkkkk
      Beijooo

      Reply
  • […] Dicas sobre o metrô de Santiago do Chile […]

    Reply

Deixe uma resposta