Dicas para superar o medo de voar

É muito comum quem nunca viajou de avião ter medo. Mas o problema é quando a pessoa já fez esse tipo de viagem e ainda continua com medo. Vamos a algumas dicas que podem te ajudar a superar ou pelo menos domar esse receio.

Estatísticas – eu sei que quem tem medo de voar, pouco liga para estatísticas. Mas, mesmo assim vou falar e tentar te ajudar. Logo abaixo, tem uma tabela ótima! Olhe todos os itens e compare. Fora os meios de transporte, tem outros dados: a chance de vc ser morto por um tubarão é 1 em 3.7 milhões. Já a chance de ser atingido por um raio no Brasil é 1 em 1 milhão. Viu só?! Já dá pra ficar mais tranquilo, né!

20150107103259173920a

Foto: correioweb (2015) Fonte: condé nast traveller

Onde sentar – clique aqui para ler as dicas de onde escolher um assento na aeronave.  Caso tenha medo de altura, fique no corredor e imagine estar viajando de ônibus, carro, trem, etc. “Ah, mas se eu passar por uma turbulência?” Imagine-se numa estrada de chão bem ruim. Parece balela minha, mas o nosso psicológico afeta muito as coisas. O avião deu uma chacoalhada, pronto! Sua mente já começa trabalhar negativamente, enviando mil pensamentos ruins. O avião não é diferente de um carro (sim, é diferente, mas espera eu falar antes de fazer cara feia), quando o dia esta ventando bastante (principalmente em agosto) o carro não balança de leve? Com o avião é a mesma coisa! Ao passar por uma nuvem carregada de chuva ou até mesmo por rajadas de vento, ele vai dar uma balançada, mas isso não quer dizer que ele não esta estável e seguro.

Se tem medo de voar, mas não tem tanto problema com a altura, fique na janela. Ficar olhando as nuvens pode ser um passatempo bem legal.

viagem 010

viagem 048

viagem 050

viagem 057

Outra dica bem relevante e que muita gente ignora é mudar de assento. Você não precisa ficar ouvindo a pessoa que tá atrás de vc falando que o avião vai cair. Sério, se você faz isso em voos, pare! É chato! Todo mundo tem seus fantasmas, mas a diferença que alguns pelo menos tentam domar eles, já outros se deixam ser domados. Se o local do assento não esta confortável e tem lugar para mudar, chame a/o comissária/o e peça para trocar.

Alimentação – evite comer coisas muito pesadas antes e durante o voo. A probabilidade de sentir algum mal estar ou até mesmo vomitar, depois de ingerir esses tipos de alimentos, é bem maior. Leve sempre uma garrafinha com água ou suco. O sistema de ar condicionado e a pressurização ressecam e desidratam nosso corpo.. por isso é importante a hidratação.

Eu e Rodrigo, quando vamos viajar, compramos balinhas, chicletes e biscoitos que gostamos. É como se fosse um prêmio pela viagem. Não sei se estou sendo clara… Mas pensar: “ahhh, vou comer passatempo no avião”, me deixa tranquila kkkkkkkk

Banheiro – não fique segurando xixi ou outras coisas. Quer ir ao banheiro, vá. Aproveite esse momento para dar uma caminhada e esticar os músculos.

Melhor horário –  tente comprar passagens aéreas para voos diurnos, uma vez que muito provavelmente você não irá dormir. Desse modo, usufrua de atividades para passar o seu tempo na aeronave.

Antecedência– chegue com antecedência no aeroporto. Evite aquele famoso corre-corre pré voo. “Ah, Bruna, o post é sobre medo de voar“..  Sim, mas pense: vc já está com receio de voar e ainda corre o risco de perder o voo, vai ficar mais nervoso e ansioso. Não precisa disso. Se programe, faça o check-in e aguarde a hora de embarcar. Garanto que isso irá influenciar positivamente na qualidade do seu voo.

frogs-897387_640

Atividades – gosta de ler? Leve livros ou revistas para praticar uma boa leitura. Se preferir, leve eletrônicos para ouvir uma boa música ou até mesmo ver um filme. Tem também aqueles livros para colorir, é uma ótima opção. Eu gosto de levar palavras cruzadas. Ah! Caso leve algum eletrônico, leve seu próprio fone de ouvido. Ultimamente as companhias não tem fornecido tal acessório.

Você tem que achar algo que te deixa tranquilo e menos ansioso. Caso fique nervoso ou com medo no voo, fique atento a sua respiração. Respire tranquilamente, sem presa… vá imaginando as coisas legais que estão para conhecer no seu destino.

thinkstockphotos-522691329

Foto: thinkstock

Vestuário –  por falar em “evitar ficar ansioso”… evite roupas justas e que causem algum desconforto. Você não precisa usar uma calça ou calçado justo no seu voo. Usufrua das roupas leves e calçados confortáveis. Ninguém merece estar com uma calça que no meio do voo ela resolve apertar seu estômago!!!

Conheça a aeronave – lembra que eu disse que o avião é como um carro? Pois bem, aviões também fazem barulho quando aceleram, quando diminuem a potência e etc. Existem momentos no voo, que você ouvirá alguns barulhos “estranhos”, mas na verdade.. eles não são estranhos.  Clique AQUI e veja o vídeo. É ÓTIMO! Vale a pena ver

Qualquer dúvida, chame um comissário. Tenho certeza que ele irá te auxiliar.

Espero ter ajudado tornar seu voo um pouco mais agradável. Ahhh!!! não se esqueça…

relax-1183452_640

2 comments to Dicas para superar o medo de voar

  • O Miau do Leão

    Acabei de chegar de 9hs dentro de um avião. Curaçao-Amsterdan.
    Vôo noturno e não fiz uma das dicas p não acordar as pessoas. Andar. Resultado via-se na parte inferior da perna.
    Mais aqui p os meus lados, o medo de voar deve-se ao medo de atentados ou malucos a quererem se despenhar. Pq , de resto, é um meio seguro de transporte.

    Reply
  • vileite

    ótimas dicas !

    Reply

Deixe uma resposta