Dicas do que fazer se o seu voo foi cancelado, esta atrasado ou não conseguiu embarcar.

Pois é… o título do post não é muito animador. Mas é muito importante sabermos como proceder, caso isso ocorra conosco.

A ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) e a INFRAERO, tem guias muito importantes de como proceder nessas situações. Então, bora lá!!!

Primeiramente, essas dicas a respeito dos direitos que o passageiro possui, são para aqueles passageiros que compareceram para o embarque no aeroporto. Pode parecer ridículo, mas nunca se sabe o que se passa na cabeça de algumas pessoas. Tem gente que perde o voo, fica sabendo que o voo está atrasado e quer tirar casquinha!

Segundo a própria Anac, essas medidas têm como objetivo minimizar o desconforto dos passageiros enquanto aguardam o voo, atendendo às suas necessidades imediatas. A assistência é oferecida gradualmente, pela empresa aérea, de acordo com o tempo de espera, contado a partir do momento em que houve o atraso, cancelamento ou preterição de embarque.

Mas daí você pergunta: o que é preterição de embarque?! Então, conforme a Infraero, a preterição de embarque (embarque não efetivado por motivo de segurança operacional, substituição de avião, overbooking etc.) acontece na situação em que o passageiro teve o seu embarque negado, mesmo tendo cumprido todos os pré-requisitos para o embarque. Logo que a empresa constatar que há possibilidade de preterição, deverá procurar por voluntários que aceitem embarcar em outro voo, mediante a oferta de compensações (dinheiro, bilhetes extras, milhas, diárias em hotéis etc.). Caso aceite essa compensação, a empresa poderá solicitar a assinatura de um recibo, comprovando que foi aceita a proposta. Caso você não aceite a compensação, e seja preterido, caberá à empresa aérea oferecer alternativas de reacomodação e reembolso, além da assistência material.

direito 3

A partir de 1 hora: comunicação (internet, telefonemas, etc).

A partir de 2 horas: alimentação (voucher, lanche, bebidas, etc).

A partir de 4 horas: acomodação ou hospedagem (se for o caso) e transporte do aeroporto ao local de acomodação. Se você estiver no local de seu domicílio, a empresa poderá oferecer apenas o transporte para sua residência e desta para o aeroporto.

E se o atraso for superior a 4 horas? Ocorre no caso da companhia já ter a estimativa de quanto tempo o voo atrasará, aconteceu o cancelamento de voo ou preterição de embarque, a empresa aérea deverá proporcionar ao passageiro, além da assistência material, opções de reacomodação ou reembolso. A assistência material deverá ser oferecida também aos passageiros que já estiverem a bordo da aeronave, em solo, no que for cabível. A empresa poderá suspender a prestação da assistência material para proceder ao embarque imediato.

direito 1

É importantíssimo ficar ciente sobre a forma que o reembolso ocorre. A forma de pagamento que utilizamos para pagar a passagem, é a forma que o reembolso irá ocorrer. Se a compra foi à vista em dinheiro, cheque ou débito em conta corrente, deverá ser imediata, em dinheiro ou por meio de crédito em conta bancária. Já as passagens aéreas que foram parceladas no cartão de crédito e tem parcelas a vencer, o reembolso obedecerá às regras da administradora do cartão. Lembrando que todas as providências para o reembolso devem ser imediatas.

direito 2

Obs: Caso o aeroporto “feche”, os direitos à assistência material, reacomodação e reembolso são devidos mesmo nos casos em que o atraso tenha sido causado por condições meteorológicas ou operacionais adversas.

Caso ocorra uma dessas situações com você, entre em contato com a ANAC, seja através do site ou pela Central de atendimento: 0800 725 4445 (atendimento 24 horas por dia em português, inglês e espanhol).

E ah! clique AQUI para realizar download do Guia. Ele possui informações bem importantes.

Ótimo fim de semana a todos.

One comment to Dicas do que fazer se o seu voo foi cancelado, esta atrasado ou não conseguiu embarcar.

Deixe uma resposta