Conhecendo a Lapa no Rio de Janeiro

OPS! Já tinha me esquecido de falar da Lapa. Pois bem, deixamos para conhecer essa parte do Rio de Janeiro no nosso último dia por lá. Pra quem não sabe, a Lapa fica perto do aeroporto Santos Dumond.

IMG_1798

Como nosso voo era só no fim da tarde, fizemos a seguinte programação:  sair de Copacabana cedo, conhecer o Centro do Rio, ir em direção a Lapa e almoçar por lá. Deu mais ou menos certo, já que o Theatro Municipal tava em reforma.. em razão disso não entramos. Estavam fazendo alguns reparos em umas ruas do centro do Rio.. logo, tava meio complicado andar por lá. O jeito foi dar uma breve andada no centro e ir em direção a Lapa.

IMG_1788

Na verdade… chama-se Arqueduto da Carioca, mas ficou popularmente conhecido como Arcos da Lapa. Foi idealizado para abastecer a população da cidade. Sempre tive curiosidade em conhecer os Arcos. É uma arquitetura diferente e que se levarmos  em conta a época em que foi construída – ano de 1723 – é simplesmente sensacional a carga histórica ali contida (na minha opinião).

IMG_1789

IMG_1794

IMG_1791

Pena que há partes bem sujas e pichadas. Ah! O odor de urina é bem forte. Mas é só entrar no bairro da Lapa que a resposta do porquê do forte cheiro é justificada: há muitos moradores de rua… lamentável.

IMG_1801

IMG_1805

Ficamos um tempinho razoável ali nos Arcos, mas logo a fome bateu e adentramos no bairro. Confesso que me espantei com a quantidade de comércio que não abre durante o dia! Foi difícil encontrar algo aberto para almoçar. Eu, sinceramente, achei que encontraria bem mais coisas abertas… que fosse diferente. Tive a impressão de que é um pouco abandonada. Não sei se é a área que fomos, mas me decepcionou um pouquinho… ou talvez coloquei expectativas demais.

Creio que vale um breve passeio nos Arcos da Lapa, tem uma carga histórica bem interessante e é um dos cartões postais do Rio de Janeiro. E creio que vale muito a pena, o tour no Theatro Municipal. Por fora ele tem uma arquitetura linda, chama muito a atenção… parece uma obra europeia.  Disseram-nos que o interior do Theatro é fantástico… de tirar o folego. Logo, acho que vale a visita.

IMG_1785

IMG_1786

Veja no mapa abaixo, a localização dos pontos turísticos do Rio de Janeiro:

3 comments to Conhecendo a Lapa no Rio de Janeiro

  • Luciana Gomes

    A lapa é incrível!! Um beijo amei o post <3

    Reply
  • vileite

    Ah! A velha Lapa continua sendo a mesma “boemia dos velhos tempos !”

    Reply

Deixe uma resposta