Cadê a Mala? Xiii, foi extraviada.

O post de hoje é sobre um papo chato. A viagem foi tranquila, você desembarca do avião e segue para as esteiras para pegar a sua mala… chegando lá, cadê a  mala?! Você pensa: “estou na esteira certa?!” e ao olhar para o painel vem a confirmação: sim, você está na esteira certa!!! Putssss, que saco!  Afinal, Cadê a mala????

viajandodireito.com.br

viajandodireito.com.br

Segundo o art. 6.º, VI e 14 do Código de Defesa do Consumidor (CDC), a partir do check-in, seja no aeroporto ou na rodoviária, a empresa é responsável pela bagagem do passageiro e deve indenizá-lo em caso de extravio ou danos. E ah, se a viagem tiver sido contratada por mediação de uma agência de turismo, esta também responde pelo imprevisto.

O PROCON listou o que fazer caso ocorra o extravio da mala:

Assim que tiver a má notícia do sumiço ou danificação da mala, vá ao balcão da companhia ainda na área de desembarque. Com o comprovante de despacho de bagagem em mãos, peça para preencher o Registro de Irregularidade de Bagagem (RIB). Se a viagem for aérea, registre queixa no escritório da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), localizado dentro do aeroporto.

É fundamental guardar além do comprovante de despacho, o cartão de embarque e as notas fiscais referentes aos gastos com alimentação, transporte, hospedagem e comunicação.

Tente resolver o problema amigavelmente com a empresa, mas, caso não obtenha sucesso, procure o Procon de sua cidade ou até mesmo a justiça. Se a causa não ultrapassar 40 salários mínimos, é possível entrar com a ação no Juizado Especial Cível (JEC), antigo pequenas causas.

Fonte: Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor

 

 

A Anac informa que o comunicado  de extravio pode ser feito também por escrito e até 15 dias após a data de desembarque, inclusive se apenas houver dano, e não extravio, na bagagem. Se em até 21 dias (para voos internacionais) ou 30 dias (para trechos domésticos) a bagagem não for devolvida para o endereço informado pelo passageiro, a empresa aérea deverá indenizar ou reembolsar o passageiro prejudicado. Quando encontrada, a bagagem deve ser entregue em endereço informado pelo viajante.

www.seuseguroviagem.com

www.seuseguroviagem.com

Quando desembarcamos em Buenos Aires, fomos em direção às esteiras para pegarmos nossas malas, chegando lá… cadê?! Me deu um tico-tico nervoso na hora… kkkkkkk mas daí avistei um senhor, que trabalhava no aeroporto, ele estava retirando mala por mala das esteiras. Ahh, que sentimento de felicidade na hora que avistei as malas. Ele poupava o trabalho dos passageiros de puxarem as malas da esteira. Que Deus o abençoe!

Infelizmente não tem como nós evitarmos que as malas sejam extraviadas, mesmo porquê são várias as causas para elas sumirem… pode ser “culpa” da companhia, pode ser “culpa” do colega passageiro… que pega sua mala por engano, pode ser “culpa” do ladrãozinho que cresce o olho e furta a mala… maasss podemos tomar certos cuidados… como por exemplo:

  • Colocar identificação na mala (nome, telefone, dentre outros),
  • Utilize cadeados,
  • Personalize a mala (coloque fitas, adesivos, lenços… principalmente se a mala for preta).
  • Para evitar furtos, fique próximo a mala. Não deixe-a sozinha enquanto compra um café, por exemplo.
observatoriofeminino.blog.br

observatoriofeminino.blog.br

Desejo que ninguém passe por isso…

Enfim, é isso.

Bom fim de semana a todos.

4 comments to Cadê a Mala? Xiii, foi extraviada.

  • makesepaparicos

    Bruna viajo bastante a trabalho e graças a Deus nunca passei por isso, mas conheço quem passou. É uma dor de cabeça mesmo. Ótima matéria e dicas. Beijos, Sheila

    Reply
    • Bruna Samuara

      Oii, Sheila. Graças a Deus tbm nunca passei…
      Boa semana.
      Beijoos

      Reply
  • vileite

    Assunto útil e interessante! Boa tarde !

    Reply

Deixe uma resposta